Cirurgia Bariátrica Bypass Gástrico

Gastroplastia tipo Bypass Gástrico em Y de Roux

Atenção!
Este vídeo apresenta conteúdo sensível que algumas pessoas podem considerar desconfortável.

Esse é um procedimento reversível. Caso exista a reganho de peso (pois Obesidade é uma doença crônica, genética e incurável), existe a possibilidade de converter o Bypass para auxiliar o paciente novamente (como por exemplo transformá-lo em um SADIS ou Duodenal Switch, ou em outras técnicas cirúrgicas para que o paciente consiga perder peso novamente);

Nesta cirurgia o estômago é grampeado (criando um novo e pequeno estômago com capacidade de aproximadamente 50-100mls, chamado de Bolsa ou Pouch Gástrico), o restante do estômago não é retirado do corpo do paciente (fica apenas desviado da passagem do alimento, o qual não terá contato com esse estômago, conhecido como estômago excluso).

Mexe apenas em 2 órgãos (o estômago e o intestino delgado).

Absorve um pouco menos de vitaminas e nutrientes do que o Sleeve, portanto, o uso de polivitamínicos no pós operatório é fundamental.

Garante uma ótima perda de peso, cerca de 40-45% do peso total.

Atualmente é de nosso conhecimento que após esta modificação cirúrgica que é feita no organismo, uma série de hormônios passam a ser liberados de maneira orquestrada, fazendo com que o paciente sinta menos fome e ainda consiga ter uma melhora das suas doenças associadas, como a Hipertensão, Diabetes, Esteatose Hepática, Apnéia do Sono, dentre outras, a Bypass é uma das cirurgias mais eficazes no auxílio da resolução das doenças associadas, principalmente nos indivíduos com Diabetes tipo 2.

Ela é indicada para pacientes com IMC > 35 que sofrem com a Doença do Refluxo; Gastroesofágico e/ou Hérnia de Hiato, visto que a mesma auxilia na melhora destes problemas de saúde que tanto incomoda os pacientes e está presente na maioria dos indivíduos com Obesidade. Além disso ela também é indicada em todas aquelas outras doenças relacionadas à Obesidade já citadas previamente.

Não é possível acessar o estômago que fica excluído da passagem dos alimentos e nem as vias biliares através de um exame de endoscopia. Em caso de extrema necessidade de avaliar este estômago excluso ou as vias biliares, pode ser necessário uma videolaparoscopia em conjunto com a endoscopia para garantir este acesso.

Os resultados a longo prazo dependem do segmento com a equipe multidisciplinar e empenho do paciente nas mudanças de hábitos. Esta técnica cirúrgica é uma das melhores disponíveis que auxiliam o paciente na manutenção do peso perdido a longo prazo.

Quanto tempo após o procedimento ocorre a alta? E o retorno ao trabalho?

A alta é feita em 95% dos casos no dia seguinte após a operação e o retorno ao trabalho varia entre 7-14 dias. Se for home office, o retorno às atividades laborais poderá ser 2-3 dias após a cirurgia.