Balão Intragástrico

O balão intragástrico nada mais é do que uma prótese arredondada feita com material de silicone, que é preenchida com um líquido após ter sido posicionada no interior do estômago através de uma Endoscopia Digestiva, feita sob sedação.

O tempo de permanência com ele é de aproximadamente 6 meses a 1 ano, a depender da indicação do médico e objetivo do paciente.

Ele ocupa 60% do estômago, por isso auxilia na saciedade mais precoce, consequentemente auxiliando no processo de emagrecimento.

A perda de peso com o balão intragástrico é de aproximadamente 20% do peso total, com a vantagem de não ficar com nenhum corte no abdômen igual ao da cirurgia bariátrica, além de apresentar menores riscos/complicações, ainda é uma técnica reversível, podendo ser retirado antes do prazo, caso seja necessário ou da vontade do paciente.

1. Sobrepeso  (IMC ≥ 27)
  2. Obesidade grau 1 (IMC ≥ 30)
  3. Obesidade grau 2 (IMC ≥ 35) que não queira realizar a cirurgia bariátrica
  4. Obesidade grau 3 (IMC ≥ 40) que não queira realizar a cirurgia bariátrica
  5. Super obesos (IMC ≥ 50) como preparo pré-operatório – ponte para a bariátrica
  6. Super – super obeso (IMC ≥ 60) como preparo pré-operatório – ponte para a cirurgia bariátrica

Apesar de todas essas indicações serem possíveis, a nossa equipe entende que os melhores resultados são aqueles pacientes com IMC’s entre 27-34. Acima disso, apesar de sempre ser uma alternativa para o emagrecimento, o mais indicado é a cirurgia bariátrica, pois o excesso de peso a ser perdido acaba excedendo a capacidade do tratamento com o balão.

O balão também é interessante para aqueles indivíduos que possuem IMC’s maiores do que 50 ou 60, mas com a única finalidade de prepará-los para uma cirurgia bariátrica mais segura, ocasionando um emagrecimento para que haja a redução dos riscos durante a cirurgia bariátrica (reduzindo assim o tamanho do fígado do paciente, assim como a gordura visceral – que é a aquela que fica interna aderida nos órgãos), todos esses fatores proporcionam um procedimento cirúrgico com menores taxas de sangramentos, menores complicações cardiológicas e pulmonares.

A equipe de profissionais envolvidos neste processo são:

• › Endocrinologista
  • › Nutricionista
  • › Psicólogo
  • › Educador Físico
  • › Cirurgião Bariátrico ou Endoscopista.
  •

A associação do balão intragástrico com os medicamentos injetáveis para o emagrecimento, possuem um efeito ainda mais potente no auxílio e combate à obesidade.

• › Cirurgia gástrica prévia
  • › Úlcera gástrica ou duodenal ativa
  • › Hérnia hiatal > 5cm
  • › Cirrose hepática
  • › Gestação
  • › Dependência ativa de álcool ou drogas
  • › Uso crônico de anticoagulantes sem a possibilidade de interrupção
  • › Distúrbios psiquiátricos

As possíveis complicações do balão podem ser: lesões/perfuração do esôfago, estômago ou o aparecimento de úlceras no estômago. Mas todas elas são raras.

Quanto tempo após ocorre a alta? E o retorno ao trabalho?

A alta é feita em 95% dos casos no mesmo dia após o procedimento ou no dia seguinte. Com relação ao retorno ao trabalho, se for Home Office o retorno às atividades laborais poderá ser 2-3 dias após o procedimento, mas o ideal é se afastar por 7 dias.