Hérnia Umbilical

As hérnias umbilicais são defeitos na parede do abdômen causando uma protrusão, um abaulamento “parece que salta uma bolinha para fora” na região do umbigo.

A grande maioria ocorre devido a predisposição genética, obesidade, múltiplas gestações, trabalhos que exigem um esforço físico abdominal acentuado.

Dor na região do umbigo, abaulamento, “o umbigo parece que fica pra fora nos momentos do esforço físico”.

A cirurgia pode ser feita com um pequeno corte que fica escondido dentro do umbigo ou por videolaparoscopia, mais recomendada naqueles casos em que houve a recidiva de uma hérnia que já foi operada previamente (mais de uma vez).

Quanto tempo após a cirurgia ocorre a alta? E o retorno ao trabalho?

Normalmente a alta hospitalar ocorre no dia seguinte após a cirurgia. O retorno ao trabalho pode ser 2 dias após a cirurgia (desde que o paciente não realize esforço físico abdominal).

Caso haja demora no tratamento

Encarceramento:

É quando um tecido ou órgão interno entra no orifício da hérnia e não consegue sair mais, ocasionando dor intensa e se este órgão for o intestino (obstrução intestinal). Caso isso não seja resolvido em < de 6 horas, será indicada uma cirurgia de urgência.

Estrangulamento:

É quando um tecido ou órgão interno entra no orifício da hérnia e não consegue sair mais, ocasionando dor intensa, além de necrose, perfuração e risco de infecção generalizada. Neste caso é indicada uma cirurgia de emergência.