Cirurgia Bariátrica Bypass Gástrico

Gastroplastia tipo Bypass Gástrico em Y de Roux

Atenção!

Este vídeo pode ser impróprio para alguns usuários.
É necessário fazer login para confirmar sua idade

Esse é um procedimento reversível. Caso exista a recivida da Obesidade (que é uma doença crônica, genética e incurável), existe a possibilidade de converter o Bypass para auxiliar o paciente novamente (como por exemplo, transformá-lo em um SADIS, Duodenal Switch ou em outras técnicas cirúrgicas para que o paciente consiga perder peso novamente).

Nessa cirurgia o estômago é grampeado, criando um novo e pequeno estômago com capacidade de aproximadamente 50-100mls, chamado de Bolsa ou Pouch Gástrico. O restante do estômago não é retirado do corpo do paciente, fica apenas desviado da passagem do alimento, o qual não terá contato com esse estômago, conhecido como estômago excluso.

Mexe apenas em 2 órgãos (o estômago e o intestino delgado).

Absorve um pouco menos de vitaminas e nutrientes do que o Sleeve, portanto, o uso de polivitamínicos no pós-operatório é fundamental.

Garante uma ótima perda de peso, cerca de 40-45% do peso total.

Atualmente é de nosso conhecimento que após essa modificação cirúrgica que é feita no organismo, uma série de hormônios passam a ser liberados de maneira orquestrada, fazendo com que o paciente sinta menos fome e ainda consiga ter uma melhora das suas doenças associadas, como a Hipertensão, Diabetes, Esteatose Hepática, Apnéia do Sono, dentre outras. A Bypass é uma das cirurgias mais eficazes no auxílio da resolução das doenças associadas, principalmente nos indivíduos com Diabetes tipo 2.

Bem indicada para pacientes que sofrem com a Doença do Refluxo; Gastroesofágico e/ou Hérnia de Hiato, visto que ela auxilia na melhora deste problema de saúde que tanto incomoda os pacientes e está presente na maioria dos indivíduos com obesidade.

Não é possível acessar o estômago que fica excluído da passagem dos alimentos e nem as vias biliares através de um exame de endoscopia. Em caso de extrema necessidade de avaliação, pode ser necessário uma videolaparoscopia em conjunto com a endoscopia para garantir este acesso.

Os resultados a longo prazo dependem do segmento com a equipe multidisciplinar e empenho do paciente nas mudanças de hábitos. Essa técnica cirúrgica é uma das melhores disponíveis que auxiliam o paciente na manutenção do peso perdido a longo prazo.