Câncer Gástrico

É um tumor maligno que aparece no estômago.

Obesidade, Tabagismo, Etilismo, Bactéria Helicobacter Pylori.

Os pacientes podem não ter nenhum sintoma ou apresentarem: náuseas, má digestão, vômitos com ou sem sangue, dor no estômago, estufamento abdominal, fezes enegrecidas, emagrecimento, massa palpável no abdômen.

A cirurgia sempre deve ser realizada no momento da descoberta do tumor a depender do seu grau;

** A retirada dos linfonodos ou “gânglios” próximos ao tumor, são essenciais para tentarmos aumentar ao máximo a cura dos pacientes **

Mesmo após a cirurgia, a depender do estadiamento, pode ser necessário a Quimioterapia após;

Em graus mais avançados, pode ser necessário o tratamento com Quimioradioterapia antes;

O procedimento é feito através da videolaparoscopia (com pequenos cortes na pele) ou através de uma cirurgia convencional (com um corte grande no meio do abdômen), a técnica é definida mediante ao estadiamento, tamanho, nível de aderências e grau do tumor.

Quanto tempo após a cirurgia ocorre a alta? E o retorno ao trabalho?

Caso ocorra tudo bem, sem complicações, o paciente poderá ter alta após 5-7 dias após a cirurgia. O retorno ao trabalho é individualizado de acordo com cada pós-operatório.

Caso haja demora no tratamento

– Metástase do Câncer para outros órgãos;

– Sangramentos do tumor;

– Perfuração do estômago;

– Vômitos incontroláveis;

– Crescimento e a Metástase do tumor podem torná-lo inoperável.